Sabemos que os primeiros sete anos da vida de uma criança são os mais importantes e complexos do desenvolvimento humano. Por isso, buscamos proporcionar às nossas crianças as melhores e mais saudáveis experiências dentro do espaço escolar.

Nossa pedagogia é baseada no respeito e valorização das infâncias. Em nosso projeto pedagógico, buscamos no Construtivismo, na teoria das múltiplas inteligências, na teoria do vínculo, na pedagogia da escuta, repertórios e conhecimentos que nos alimentam e nos possibilitam oferecer uma educação de qualidade.

Utilizamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas vamos muito além dela para desenvolver nossas crianças de maneira integral, direcionando nosso olhar sempre para os aspectos físicos, emocionais e funcionais, e não somente o cognitivo.

Tabela de data de corte para Ed. Infantil e 1º ano

Grupo I

Nascidos entre 01/04/2021 a 31/03/2022

Grupo 2

Nascidos entre 01/04/2020 a 31/03/2021

Grupo 3

Nascidos entre 01/04/2019 a 31/03/2020

Grupo 4

Nascidos entre 01/04/2018 a 31/03/2019

Grupo 5

Nascidos entre 01/04/2017 a 31/03/2018

1º Ano

Nascidos entre 01/04/2016 a 31/03/2017

Sabemos que na Educação Infantil todo o contexto vivido dentro e fora de sala traz intenções pedagógicas e enquanto professores nos atentamos a diversas interações das crianças com o outro e com o meio a fim de proporcionar seu desenvolvimento integral. Portanto, escolhemos dividir a Educação Infantil em duas fases, levando em conta o tempo e a subjetividade de cada faixa etária e compreendo a criança como sujeito de direitos.

Trabalhar o cotidiano possibilita desenvolvermos com as crianças experiências promotoras de aprendizagens, atrelando os objetivos que precisam ser atingidos com práticas que vivem no dia a dia,  interligando o sentir, o pensar e comunicar e o conviver. Trazendo a  vida cotidiana como incentivador das experiências de aprendizagem das crianças.

Trabalhar com projetos envolve um leque de experiências, de explorações e discussões em grupo que envolvem habilidades de observar as coisas e reconstruir inteiramente, desenvolvendo assim crianças potentes, inventivas, pesquisadoras, protagonistas, exploradoras, comunicativas, expressivas, pensantes, minuciosas, curiosas em seus processos de aprendizagens.

Primeira Infância

0 a 3 anos, valorizamos o cotidiano como instrumentos de aprendizagem, as experiências junto com os movimentos da curiosidade (G1 e G2). No G3 das práticas do cotidiano, nascem os projetos investigativos.

Segunda Infância

4 a 6 anos, trabalhamos com a escuta ativa e os diálogos valorizando a fala dos protagonistas de nossa escola. Os projetos investigativos dão sentido para uma aprendizagem significativa (G4 e G5).

Tempo de acolhimento

O processo de avaliação é entendido como proposição e não fechamento. Ela é vista como tomada de consciência, é a observação das novas relações que a criança faz com o que aprendeu, é a valorização daquilo que transborda e não do que falta. Entendemos a avaliação como um processo contínuo.

A parceria entre escola e família para nós, é fundamental para o processo de desenvolvimento das crianças, por isso o acompanhamento é realizado com reunião de anamnese em que conhecemos as crianças e famílias, reuniões individuais em que trazemos os avanços das crianças durante o semestre e o compartrilhar: mostra de projetos em que apresentamos o projeto da  turma, como nasceu, as hipóteses levantadas e as descobertas que fizeram ao longo do semestre.

Nossa rotina

Buscando uma infância significativa para todas as crianças, trazemos em nossas práticas momentos que reforçam a ludicidade, trocas, ampliação no repertório do imaginário infantil e que aguçam a curiosidade das crianças, como os momentos de contação de histórias feitos todos os dias pelas professoras da turma. Os livros escolhidos levam em conta temas que façam as crianças refletirem, trabalhando a inteligência emocional e os valores que reforçam a construção de uma identidade autônoma e questionadora de nossas crianças

Percebemos que vivemos em um mundo cada vez mais acelerado e com excesso de informações, estar no momento presente muitas vezes se torna um desafio. Por isso, trazemos em nossas práticas momentos de mindfulness e relaxamento, desenvolvendo em nossas crianças a atenção plena e o bem-estar do momento presente, aprendendo a lidar com situações da maneira mais saudável.

Valorizamos o contato da criança com a natureza, pois entendemos que somos parte dela. Sabemos quantos benefícios as crianças garantem com o simples brincar ao lado de fora. Nosso jardim contribui para esse processo. Nossas salas de aula são como pontos de referências, mas trazemos a natureza como fonte recursos e aprendizados.

Grupo 1

Música 2x

Grupo 2

Música 2x

Grupo 3

Grupo 4

Gardening 1x

Grupo 5

Gardening 1x

PE = XX  PR = Psicomotricidade Relacional

Avaliação e comunicação com os pais sobre o desenvolvimento dos filhos

A parceria entre escola e família para nós, é fundamental para o processo de desenvolvimento das crianças, por isso o acompanhamento é realizado com reunião de anamnese em que conhecemos as crianças e famílias, reuniões individuais em que trazemos os avanços das crianças durante o semestre e o compartilhar: mostra de projetos em que apresentamos o projeto da turma, como nasceu, as hipóteses levantadas e as descobertas que fizeram ao longo do semestre.