Nossa História

Nossa trajetória começou há 39 anos, com a fundação do Colégio Senhora de Fátima – escola familiar, fundada e gerida por educadoras que tinham o mesmo sonho: transformar o mundo em que vivemos num lugar melhor para todos, através da educação.

Desde então, o compromisso de nossa família sempre esteve atrelado à educação das infâncias e adolescentes.

Em 2008 a Escola Solos começou a ser pensada, em 2009, iniciamos sua construção, em 2022 nascemos e em 2023 estamos dando mais um passo, a abertura do Ensino Fundamental.

Nascemos com o propósito de oferecer às nossas crianças e adolescentes uma educação pautada no respeito… às infâncias, às aprendizagens e às diferentes formas de pensar.

Na busca pelo conhecimento através do que faz sentido, do que faz sentir.
Na construção de ideias que alimentam a mente e o corpo.
Na solução de problemas que sejam individuais, mas também coletivos.
Na interação com os pares e com a comunidade, através da empatia e do respeito.

Quem somos

Somos uma comunidade educativa e tem como objetivo formar cidadãos investigadores, curiosos, exploradores, potentes, críticos, reflexivos, que tenham ferramentas para resolver problemas reais e que sejam motivados a aprender.

Nossa escola tem como proposta pedagógica o trabalho com projetos de pesquisa investigativa, por meio de experiências significativas, que não só passam pelos estudantes, como também transpassam e transformam cada processo de aprendizagem. Todas estas experiências permitem a consolidação de competências de acordo com a idade de cada criança, cumprindo e superando as metas do Currículo Nacional.

Aqui na Solos, as crianças irão desenvolver ferramentas para se adaptar em novos contextos tendo percepção e consciência a respeito do mundo globalizado.

Nossa escola é tecida por vínculos. Defendemos a cumplicidade e a proximidade nas relações pessoais como uma forma de fortalecer vínculos afetivos.  Acreditamos que a parceria entre a família e a escola seja um exercício de confiança e de amor, que favorece e motiva o trabalho dentro da escola.

Somos uma comunidade educativa.

Como celebramos os momentos em família?

Nós da Escola Solos, estamos em constante busca, pesquisa e estudos a fim de tornar a vivência das crianças que passam por aqui, uma experiência única, potente e significativa. Hoje entendemos nossa função como parte da construção da identidade de nossas crianças, nossos valores os acompanharão pela vida e é imprescindível  que eles façam sentido aos que escolhem estar com a gente.

Portanto aqui na Solos, escolhemos não trabalhar com as datas comemorativas de maneira individualizada, pois acreditamos na potência de se trabalhar um contexto partindo do todo. Celebramos aqui, a família, compreendendo que todos os responsáveis são fundamentais na vida da criança.

Em nossa comunidade, temos diferentes contextos familiares (famílias que não tem a presença da mãe ou do pai, por exemplo), por isso escolhemos dar à nossa criança, o respeito ao tempo e sentimento que envolvem todas essa celebrações.

Por isso, trazemos em nossa prática os momentos de presença e o Dia da Família, são momentos pensados para que as famílias tenham um tempo de qualidade juntos, vivenciam e construam memórias felizes dentro do contexto da escola.

Proposta pedagógica

O estudante como ser único, individual e potente. Protagonista em suas ações, capaz de criar, imaginar e transformar o mundo e as situações ao seu redor. A escola como um lugar de convivência saudável, construção, nutrição e transformação. O professor que acredita e vive uma pedagogia que estabelece relações mútuas de aprendizagem.

Um projeto que desenvolve pensadores críticos, resolvedores de problemas, agentes de mudança, criadores de soluções.